No último sábado, 12, a escola estadual Irineu Bornhausen, localizada no Estreito, foi palco de uma animada Festa da Família, um momento de integração de alunos, pais e comunidade educativa, e que contou com a participação especial do Clube de Xadrez de Florianópolis.
O evento teve como um dos destaques uma oficina de xadrez, voltada para crianças e jovens de diversas idades, que se mostraram entusiasmados em aprender e aprimorar suas habilidades no jogo.
Esta iniciativa partiu da professora de educação física, Sabrina Fernandes de Azevedo e visou não apenas ensinar as regras e estratégias do xadrez, mas também promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e a socialização entre os participantes.
Foto Fabiana Letícia Lalame
Para a professora Sabrina Fernandes de Azevedo, “a presença do Clube de Xadrez na Festa da Família no Irineu foi muito gratificante, pois além de promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico e estratégia, também fortaleceu os laços entre alunos, pais e professores. Esta atividade não só enriqueceu a programação, mas também contribuiu para um ambiente escolar mais colaborativo e acolhedor”, finalizou.
Marcos Teixeira Orsini, presidente do Clube de Xadrez de Florianópolis ressaltou que foi uma imensa satisfação participar de um evento tão importante para a comunidade educativa da escola estadual Irineu Bornhausen. “Foi uma valiosa oportunidade de conviver com pais, professores e alunos em um momento tão especial de confraternização. Espero que tenhamos despertado curiosidade e interesse para a prática do xadrez, que muito além de um jogo de diversão e entretenimento, melhora a capacidade cognitiva de seus praticantes, auxiliando também no desempenho escolar. Agradecemos as famílias e a direção da Escola pelo afetuoso convite”.
Foto Delamare de Oliveira
O Fala Atleta conversou por meio de aplicativo de mensagem com Patrícia Lueders, Secretária-Adjunta de Estado da Educação, que nos enviou a seguinte mensagem: “Esta é uma data simbólica para que possamos celebrar com todas as famílias de Santa Catarina nas unidades escolares, mas temos uma preocupação constante para que essa prática seja diária. A valorização da família é fundamental para a educação”, reforçou Lueders.
A participação do Clube de Xadrez de Florianópolis na escola estadual Irineu Bornhausen foi um sucesso, deixando um legado positivo e a expectativa de que novas oficinas possam ser realizadas no futuro, incentivando ainda mais o interesse pelo xadrez entre as novas gerações.
Patrícia Lueders, Secretária-Adjunta de Estado da Educação: