Na noite desta quarta-feira, 30, em Teresina, Sophia Parisotto Seára, natural de Florianóplis, conquistou a primeira medalha de ouro desta edição do Campeonato Brasileiro de Xadrez Blitz, na categoria sub 12.
E teve dobradinha no pódio, com a também catarinense de Jaraguá do Sul, Sarah Ziegler, conquistando a medalha de prata.
Talento precoce e dedicação nos tabuleiros
Sophia tem 12 anos, é estudante do 7° ano no Colégio Arte e Vida, e recentemente conquistou seu primeiro título estadual.
Com a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro, Sophia entra para a história da modalidade, na semana do aniversário do Clube de Xadrez de Florianópolis, clube ao qual Sophia faz parte, e que completa hoje, 1º de maio, 63 anos de existência.
Esta conquista de Sophia amplia a visibilidade do xadrez catarinense no cenário nacional e reforça a presença feminina no esporte, mostrando a força e a qualidade das atletas que vêm surgindo.

Família, apoio e representatividade no cenário nacional
O resultado tem repercussão não apenas no cenário esportivo local, mas também em nível nacional, já que coloca Santa Catarina em evidência em uma modalidade dominada por estados com tradição histórica no xadrez.
O Fala Atleta conversou com os pais de Sophia, Everton e Graziella, que nos enviaram a seguinte mensagem: “Estamos muito orgulhosos e felizes com a conquista da Sophia. Ela ama o xadrez e é muito dedicada. Um título desse nível representa a coroação de todo empenho e dedicação. Nosso papel como pais tem sido apoiá-la e dar o suporte que ela precisa para continuar se desenvolvendo como atleta e como pessoa”, finalizou.
O Campeonato Brasileiro de Xadrez nas categorias sub 06, sub 08, sub 10 e sub 12, acontece entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no Blue Tree Towers, em Teresina, Piauí.
A delegação de Florianópolis está em Teresina com cinco representantes: Sophia Parisotto Seára (12 anos), Sarah Orsini (9 anos), Matheus Linder (7 anos), Frederico Dhom (8 anos) e o presidente do Clube de Xadrez de Florianópolis, Marcos Teixeira Orsini.

