expresso news cabecalho mobilo todo branco

A informação que você precisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Florianópolis terá representantes no Campeonato Brasileiro de Xadrez em Teresina, no Piauí

Já estão em solo piauiense, Matheus Pauli Linder e Sophia Parisotto Séara, para participar do Campeonato Brasileiro de Xadrez nas categorias sub 06, sub 08, sub 10 e sub 12, entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no Blue Tree Towers, em Teresina, Piauí.

A Jornada de Matheus Linder

O enxadrista prodígio Matheus, de apenas 7 anos, estrea numa competição nacional e é uma esperança de conquistas. Matheus é estudante do 2º Ano F, do Centro Educacional Menino Jesus.

Sophia, de 12 anos, é estudante do 7° ano no Colégio Arte e Vida, e que recentemente conquistou seu primeiro título estadual.

Florianópolis terá representantes no Campeonato Brasileiro de Xadrez em Teresina, no Piauí

O Apoio de Adsonei Linder

Por meio de aplicativo de mensagem, o pai de Matheus, Adsonei Linder, enviou o seguinte comentário: “Matheus sempre foi destaque em matemática, sempre me vencia, nas brincadeiras envolvendo os números. Até que um dia, a mãe Gabriela, teve a ideia de procurar um professor de xadrez. Isso em abril de 2024. O resultado: dezenas de medalhas e troféus”.

E ao ser questionado sobre qual o sentimento ao vivenciar a ida do filho tão jovem para representar o clube da cidade num evento nacional, o pai Adsonei Linder ressaltou: “O pai fica com o coração na mão, uma vez que vai subindo o nível e temos que saber acolher, abraçar e encorajá-los nos momentos mais difíceis, pois a dificuldade aumenta ao enfrentar adversários mais qualificados em relação a conquistas, como campeões brasileiros e sul-americanos.”

E acrescentou: “Observo seu esforço e sinto que ele merece. É um orgulho enorme para mim como pai, mas que nos deixa mais nervoso que ele. Para ele é uma brincadeira, e que bom que ele vê tudo isto desta forma, ele se diverte e gosta muito. E enquanto pai, eu me esforço para que ele tenha essas oportunidades.”

Nos próximos dias se juntam a Matheus e Sophia, os enxadristas Sarah Orsini, de 9 anos; e Frederico Dhom Lemos, de 8 anos; e o presidente do Clube de Xadrez de Florianópolis, Marcos Teixeira Orsini.