Já estão em solo piauiense, Matheus Pauli Linder e Sophia Parisotto Séara, para participar do Campeonato Brasileiro de Xadrez nas categorias sub 06, sub 08, sub 10 e sub 12, entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no Blue Tree Towers, em Teresina, Piauí.
A Jornada de Matheus Linder
O enxadrista prodígio Matheus, de apenas 7 anos, estrea numa competição nacional e é uma esperança de conquistas. Matheus é estudante do 2º Ano F, do Centro Educacional Menino Jesus.
Sophia, de 12 anos, é estudante do 7° ano no Colégio Arte e Vida, e que recentemente conquistou seu primeiro título estadual.

O Apoio de Adsonei Linder
Por meio de aplicativo de mensagem, o pai de Matheus, Adsonei Linder, enviou o seguinte comentário: “Matheus sempre foi destaque em matemática, sempre me vencia, nas brincadeiras envolvendo os números. Até que um dia, a mãe Gabriela, teve a ideia de procurar um professor de xadrez. Isso em abril de 2024. O resultado: dezenas de medalhas e troféus”.
E ao ser questionado sobre qual o sentimento ao vivenciar a ida do filho tão jovem para representar o clube da cidade num evento nacional, o pai Adsonei Linder ressaltou: “O pai fica com o coração na mão, uma vez que vai subindo o nível e temos que saber acolher, abraçar e encorajá-los nos momentos mais difíceis, pois a dificuldade aumenta ao enfrentar adversários mais qualificados em relação a conquistas, como campeões brasileiros e sul-americanos.”



E acrescentou: “Observo seu esforço e sinto que ele merece. É um orgulho enorme para mim como pai, mas que nos deixa mais nervoso que ele. Para ele é uma brincadeira, e que bom que ele vê tudo isto desta forma, ele se diverte e gosta muito. E enquanto pai, eu me esforço para que ele tenha essas oportunidades.”
Nos próximos dias se juntam a Matheus e Sophia, os enxadristas Sarah Orsini, de 9 anos; e Frederico Dhom Lemos, de 8 anos; e o presidente do Clube de Xadrez de Florianópolis, Marcos Teixeira Orsini.