expresso news cabecalho mobilo todo branco

A informação que você precisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
expresso news cabecalho mobilo todo branco

Deputada Geovânia de Sá reforça apoio à anistia de presos do 8 de janeiro e oposição ao governo Lula

O Expresso News teve a oportunidade de entrevistar a deputada federal Geovania De Sá, PSDB, de Santa Catarina em sua passagem pela Grande Florianópolis.

ExpressoNews: Santa Catarina está há pouco mais de um ano da eleição ao governo do estado com o anúncio de pré-candidatura de João Rodrigues e com a provável candidatura de reeleição do governador Jorginho Mello. Os ventos que sopram levarão o PSDB para qual lado?

Deputada Geovânia: “Estamos analisando se o PSDB terá nominata. Eu, pessoalmente, tenho uma relação de amizade com o João Rodrigues, pois já trabalhei com ele. O nosso grupo em Criciúma está com o João. Mas a gente sabe que política é como nuvem, hoje está ali, amanhã já não está mais. Então, pode ser que PL e PSD ainda venham a estar juntos. João tem me garantido que é pré-candidato ao governo do Estado. Caso se confirme esta questão será muito importante. Eu vejo João Rodrigues como homem muito trabalhador; espero apoiá-lo e estar no mesmo palanque. Claro que até lá muita água vai rolar. Eu serei candidata novamente, indo pra minha quarta eleição de deputada federal. Tanto o João quanto o Jorginho são candidatos da direita, são muito próximos, e que defendem valores que eu também acredito”.

Deputada federal Geovânia de Sá está em seu terceiro mandato identificada com pautas ligadas a trabalho, desenvolvimento, saúde e infraestrutura.

ExpressoNews: – Como está o do relacionamento da bancada federal do PSDB com o governo Jorginho Mello?

Deputada Geovânia: “Temos encaminhado recursos na área de saúde, agricultura e outros para o governo Jorginho que já foi do PSDB. Hoje, eu tenho uma abertura muito grande e uma relação muito boa com o governador. Sou a única deputada do partido. Estive há pouco tempo com com o governador na posse da Vanessa Cavallazzi, que assumiu a Procuradoria Geral de Justiça do estado de Santa Catarina sendo a primeira mulher, onde há um mérito do governo. Vamos trabalhar unidos pra que o estado não fique à mercê de ideologias ou de bandeiras partidárias. Jorginho é governador e eu, como deputada, mesmo de outro partido que não o PL, trabalhamos para o desenvolvimento do nosso estado. “

ExpressoNews: – É possível identificar uma postura prevalecente das bancada estadual e federal do PSDB com relação ao governo Lula?

Deputada Geovânia: “Eu estou há 10 anos em Brasília representando Santa Catarina, tendo trabalhado muito pelos 295 municípios do estado. Nós temos posicionamento. Hoje, eu sou oposição ao governo federal. 0 PSDB dá total liberdade para seus parlamentares nas votações para estarmos alinhados a nossa base eleitoral e também dentro dos princípios de cada um. Tenho buscado sempre recursos para o estado de Santa Catarina. Tenho desde 2015 tenho estado envolvida com a questão do Morro dos Cavalos. Sobre isto a gente está pedindo que o governo, através da ANTT, o Ministério de Infraestrutura, para que ocorra uma recontratualização junto com a Arteris, à fim de que seja dada uma solução para o Morro dos Cavalos. Passamos pelo acidente ocorrido no local no dia 6 de abril, onde uma carreta capotou atingindo 23 carros, 4 carretas, e bloqueou a BR-101. Santa Catarina precisa de mais recursos para infraestrutura. “

ExpressoNews: Um dos assuntos mais debatidos no momento é a questão da anistia aos presos políticos de 8 de janeiro. – Qual a sua posição a respeito?

Deputada Geovânia: “Eu já assinei o requerimento. Trabalhei dentro da bancada pra pegar outras assinaturas, e se realmente o presidente da casa, o Hugo Motta pautar, nós votaremos favorável. Eu defendo que a justiça não pode tratar a todos que estiveram em 8 de janeiro de forma igual. Havia pessoas pacíficas. O caso da Débora, condenada a 14 anos, foi apelativo. Uma mãe de família que estava ali no calor da emoção, que emocionada usou um batom foi condenado como tendo depredado bem público. Protestar é direito de todo cidadão, uma garantia constitucional, Isso faz parte da nossa democracia; tenho trabalhado sim pela Anistia e vou votar favorável com certeza.”.

Durante evento de celebração do aniversário de Domingos Vilmar Bruno (Secretário Adjunto de Habitação de Palhoça e pastor da igreja Quadrangular), a deputada Geovania de Sá cantou um hino cristão enriquecendo a todos os presentes.

ExpressoNews: – Como que a deputada está vendo a demora e dificuldades desta votação acontecer?

Deputada Geovânia: “Faltava assinaturas até quinta-feira (10 de abril), mas já alcançou o número necessário. Agora, haverá pressão daqueles que não a aprovação. Vamos aguardar para que o presidente da casa paute essa questão da anistia. A pressão contrária é do governo. Depende do presidente Hugo Mota em pautar ou não, agora que atingiu o número mínimo necessário de assinaturas.”

ExpressoNews: – Neste momento da sua caminhada política, qual o seu foco no exercício do mandato de deputada federal?

Deputada Geovânia: “Eu sempre fui do trabalho; trabalhei muito como vereadora em Criciúma por 2 anos. No meio do mandato fui eleita deputada federal. Eu acredito que a gente só muda a vida das pessoas trabalhando. Eu fui eleita pra servir e melhorar a vida das pessoas. Eu tenho bandeiras que já mencionei como obras no Morro dos Cavalos, BR 285 que fica no sul de Santa Catarina, a APA da Baleia Franca. Com relação a APA, há 50 mil famílias que estão com ações de demolição e desligamento de energia. Isto significa quase 200 mil pessoas que podem ter suas casas demolidas. Esta tem sido uma das minhas bandeiras. Tenho feito audiências públicas e lutado, junto à AGU pra que a gente busque uma conciliação e quem já estava ali que seja resguardado, que tenha assegurado o que é mais precioso que é o teto onde a família reside. Também luto pela infraestrutura, pelo desenvolvimento. Sempre encaminho recursos para os hospitais do estado de Santa Catarina porque a saúde é urgente. A pessoa quando fica doente quer atendimento, seja na unidade saúde seja no hospital. Outra ênfase de meu mandato é a aposentadoria especial que fui a relatora e aprovamos na comissão do trabalho, do trabalho, onde eu tenho trabalho focado principalmente na questão de resguardar os direitos trabalhistas, pois temos visto algumas injustiças praticada na reforma da previdência.”

Luto Materno

A deputada falou com entusiasmo do projeto 1640, de 2022, de sua autoria e que foi aprovado recentemente. O projeto foi entitulado “Luto Materno”

Deputada Geovânia: ” Esta semana o Senado aprovou o projeto Luto Materno. Agora, aguarda a sanção presidencial. – Você sabia que as mulheres qu e tinham perda gestacional, que eram colocadas no mesmo quarto da mulher que teve o bebê? A partir de agora será possível velar e colocar nome no natimorto. Será possível disponibilizar tratamento psicossocial para essa mulher que foi totalmente atingida pela perda do bebê. Buscar apoio na hora de retirar o leite dessa mulher pra levar para o banco de leite oferecendo a outras mães. O mês de outubro será o mês de conscientização da importância do pré-natal. Este projeto foi aprovado com muito carinho.”

Texto:
Rogerio Schneider

Editor do Expresso News

aaa2
MY 0011 23 TRABALHE NA INDUSTRIA PECAS DIGITAIS EMPREGADORES BANNER 303x130px 1

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp