expresso news cabecalho mobilo todo branco

A informação que você precisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo de Santa Catarina cria Diretoria de Paradesporto na Fesporte

Em um marco histórico para o esporte catarinense, o Governo de Santa Catarina, oficializou a criação da Diretoria de Paradesporto na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Para liderar esse nova Diretoria, foi nomeada Fayola Daiane Bueno da Silva, nomeada na noite desta quinta-feira, 12, no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina para ser a primeira Diretora do Paradesporto da Fesporte.

Fayola Silva, natural de Araraquara/SP, é professora de Educação Física, Especialista em Atividade Física e Esporte para pessoa com deficiência e cursando Licenciatura em Educação Especial Inclusiva no IFC Camboriú.

Governo de Santa Catarina cria Diretoria de Paradesporto na Fesporte
Fayola Bueno será a Diretora do Paradesporto da Fesporte

Perfil da nova diretora e seus objetivos à frente da Fesporte

A reportagem do Fala Atleta, também conversou com a Diretora Fayola Bueno, que por meio de aplicativo de mensagem com a reportagem do Fala Atleta e enviou a seguinte declaração: “A criação da Diretoria de Paradesporto na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) é uma iniciativa importante para promover a inclusão e o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência. A nomeação do governador para liderar essa diretoria é um passo significativo para garantir que os paradesportistas tenham acesso a oportunidades e recursos adequados”.

E acrescentou: “A Diretoria de Paradesporto terá como objetivo principal promover e desenvolver o paradesporto no estado, oferecendo apoio e recursos para atletas com deficiência, além de trabalhar em parceria com organizações e entidades que atuam nessa área. A nomeação do governador para liderar essa diretoria é um gesto de reconhecimento da importância do paradesporto e do papel que ele desempenha na promoção da inclusão e do desenvolvimento esportivo. Esperamos que essa iniciativa seja um sucesso e que os paradesportistas sejam beneficiados com as ações e programas desenvolvidos pela diretoria”, finalizou.

Presidente da Fesporte apresenta os programas para o esporte – Foto: Delamare de Oliveira Filho

Importância da nova diretoria para as políticas públicas

A criação da diretoria é uma medida pioneira no estado e representa um avanço concreto na valorização e no fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Jeferson Ramos Batista, presidente da Fesporte, conversou com a reportagem do Fala Atleta e comentou a criação desta diretoria: “A criação da Diretoria de Paradesporto gera uma demanda que estava muito tempo para ser atendida. O Governador Jorginho Mello teve a sensibilidade e o entendimento que seria importante neste momento, juntamente com o grande investimento no esporte de Santa Catarina que foram os programas e também o maior investimento da história da Fesporte.

Paralimpíada 2022 em São Paulo – Amelí, o treinador Alexandre Duarte e Heloisa – Foto: Delamare de Oliveira Filho

Nova estrutura fortalece o paradesporto catarinense

“É um momento importante, a Fesporte passa por um grande momento e essa diretoria específica do Paradesporto, para pensar políticas públicas da pessoa com deficiência e automaticamente a inserção no meio esportivo. Sabemos que Santa Catarina é referência nacional no paradesporto e essa diretoria vem para poder agregar e fortalecer o Paradesporto”, concluiu o presidente da Fesporte.

Com a nova estrutura, a Fesporte passa a ter uma diretoria exclusiva para planejar, coordenar e executar ações voltadas ao paradesporto, desde a base até o alto rendimento. O objetivo é potencializar talentos, ampliar o acesso, apoiar projetos regionais e oferecer melhores condições de treinamento, competição e visibilidade para os atletas paralímpicos do estado.