A Prefeitura de Florianópolis inicia no Dia do Trabalho, 1º de maio, obras para implantar uma nova rótula na Avenida Governador Ivo Silveira, visando melhorar o acesso à Ponte Hercílio Luz. A intervenção será realizada em duas fases, com trabalhos diurnos entre 7h e 17h e noturnos das 21h às 5h, com duração estimada de dois a três meses. A modificação no trânsito impactará motoristas que trafegam do Estreito até a cabeceira continental da ponte, oferecendo novas rotas de acesso.
A alteração visa melhorar o fluxo de veículos, especialmente durante os horários de pico, e aumentar a segurança na região. As mudanças, conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção, foram planejadas para minimizar os transtornos e otimizar o tempo de deslocamento, incluindo alternativas para quem precisa acessar a Ponte Hercílio Luz de diferentes pontos da cidade.
Mudanças no Acesso à Ponte Hercílio Luz
Com as obras, motoristas que seguem pela Rua General Eurico Gaspar Dutra, no Estreito, não poderão mais acessar diretamente a Rua Quatorze de Julho. O novo trajeto prevê que, ao chegar na Ivo Silveira, os motoristas façam um desvio, entrando à direita, seguindo 300 metros até fazer um retorno à esquerda, e, então, continuar até a Quatorze de Julho para acessar a ponte.

Alternativas Durante as Obras
Para minimizar os impactos no trânsito, a Prefeitura sugere rotas alternativas. Motoristas poderão acessar a Ponte Hercílio Luz pela Rua Visconde de Cairú, realizando o retorno em frente à concessionária BMW Top Car, ou ainda optar pela Ponte Pedro Ivo Campos. As vias alternativas devem proporcionar mais fluidez ao tráfego enquanto as obras estão em andamento.
Fases da Obra e Impactos no Trânsito
As obras terão duas fases de execução. No início, os trabalhos ocorrerão durante o dia, entre 7h e 17h, e, após a primeira semana, será adotado o expediente noturno, de segunda a sexta-feira, das 21h às 5h, para minimizar os transtornos aos motoristas. Durante a execução das obras, parte da Rua General Eurico Gaspar Dutra ficará bloqueada.

Objetivo das Mudanças no Trânsito
De acordo com Rafael Hahne, secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, o principal objetivo da intervenção é melhorar a fluidez do tráfego, especialmente nos horários de pico, quando o acesso à Ponte Hercílio Luz costuma registrar congestionamentos significativos. As alterações devem, portanto, reduzir a retenção de veículos na região e aumentar a segurança no local.
- Obras no acesso à Ponte Hercílio Luz começam em 1º de maio.
- Implantação de nova rótula na Avenida Ivo Silveira.
- Mudanças no trajeto para quem vem do Estreito.
- Obras divididas entre expediente diurno e noturno.
- Rotas alternativas sugeridas para evitar bloqueios.