** Com informações extraídas do texto da Fundação Catarinense de Cultura
Jornalista Dela Oliveira / falaatletaoficial@gmail.com / Fotos: Jornalista Dela Oliveira
Artistas classificados para a grande final
A região da Grande Florianópolis selecionou na noite deste domingo, 5, três artistas — dois da categoria Geral e um da Infantojuvenil — para a grande final do “SANTA CATARINA CANTA – Festival de Música Brasileira”, que acontece no dia 9 de novembro, na Beira-Mar Norte.
São eles: Taciana Baixo (Infantojuvenil), Copatti e Jeff Marino (Geral). As audições, que aconteceram no Teatro Ademir Rosa (CIC), na Capital, contaram com artistas das regionais de Tijucas, Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis.

Os três finalistas conversaram com o jornalista Dela Oliveira, do canal Fala Atleta, sobre a classificação para a grande final. Confira o que eles disseram:
Taciana Baixo, de apenas 11 anos, estava radiante e destacou:
“Estou muito feliz por estar na final, espero que todos venham torcer por mim no dia 9 de novembro.”
Copatti também estava muito alegre e, ao ser entrevistada, afirmou:
“Estou muito feliz por ter passado para a final, aguardo todos no dia 9 de novembro e espero emocionar muito cada um de vocês.”
Gratidão é a palavra que resume a fala do terceiro finalista da Grande Florianópolis, Jeff Marino:
“É uma alegria muito grande poder cantar para essa galera toda aqui no CIC. Quero agradecer mais uma vez o governo do estado, ao governador Jorginho Mello, à Fundação Catarinense de Cultura, à Camerata, ao maestro Jeferson Della Rocca, agradecer a Deus e à minha família e dizer que estamos na final no dia 9 de novembro. Espero todos vocês lá na Beira-Mar Norte para comemorarmos juntos”, finalizou.

Autoridades destacam importância cultural do festival
Também conversou com o jornalista Dela Oliveira o coordenador do Festival Santa Catarina Canta e diretor da Fundação Catarinense de Cultura, Guilherme Botelho:
“O que temos aqui nesta noite é simplesmente algo espetacular, é o que temos de gigante em nosso estado, em especial hoje aqui na região da Grande Florianópolis. Estamos assistindo a um grande show, e eu sempre repito que Santa Catarina é muito rica em talentos. É nossa função, enquanto FCC e governo do estado, proporcionar sempre o melhor para o catarinense desenvolver a cultura.”
O governador Jorginho Mello prestigiou o evento e concedeu entrevista ao jornalista Dela Oliveira, na qual falou da importância do Festival Santa Catarina Canta:
“Fico impressionado com a qualidade das apresentações, cantores prontos para o sucesso, prontos para voar no Brasil e no mundo. Fico feliz em poder oferecer a eles um palco para que possam deixar transbordar a melodia, o sentimento, a música que encanta todos nós.”
E complementou:
“É um grande legado do nosso governo para Santa Catarina, um festival que irá perdurar. A Camerata é um patrimônio nosso, com muita qualidade e eficiência em tudo que fazem. Estou muito feliz de estar aqui aplaudindo essas crianças, esses jovens e adultos, pela qualidade que estão mostrando aqui.”

Logo após as seletivas, a Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, apresentou o espetáculo Som Brasil, com um repertório que celebra a diversidade da música brasileira — samba, MPB, sertanejo e pop rock, entre outros — em interpretações marcantes nas vozes de Bia Barros, Dudu Fileti, Masami Ganev, Niandra Lacerda e Kako de Oliveira.
A Mesorregional da Grande Florianópolis foi a quinta das sete semifinais. A grande final terá, além das 21 vozes finalistas, o show do cantor Daniel ao lado da Camerata Florianópolis.
O festival agora segue rumo à Serra Catarinense, para a seletiva do próximo domingo, 12, no Teatro Marajoara, em Lages.
O “SANTA CATARINA CANTA – Festival da Música Brasileira” é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis.