De 11 a 15 de junho, a cidade de São José se transforma no palco do talento esportivo de Santa Catarina, com a realização da etapa regional sul dos Joguinhos Abertos, uma das competições mais tradicionais e aguardadas do estado.
Ao todo, 81 equipes de 30 municípios diferentes estão reunidas na cidade para disputar vagas para a etapa estadual, que promete reunir os melhores atletas das categorias de base. As modalidades em disputa incluem basquetebol masculino, bocha masculina, futebol masculino, futsal feminino e masculino, handebol feminino e masculino, além de voleibol feminino e masculino.
A competição é uma oportunidade única para jovens atletas mostrarem seu potencial, além de fortalecer o espírito de união e competitividade entre as cidades catarinenses.
Selvino Anderson Júnior, Gerente de Esporte de Rendimento da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) conversou com a reportagem do Fala Atleta e afirmou: “Está regional sul reunirá inúmeros atletas de 81 equipes de 30 municípios. A grande novidade é a estreia da bocha como modalidade de exibição, que acontecerá em São Ludgero. Espero que seja um grande evento, onde São José recebe mais uma competição deste porte organizada pela Fesporte”.



O Secretário-Adjunto de Esportes de São José, Luciano Heck também conversou com a reportagem do Fala Atleta e ressaltou que “A expectativa é a melhor possível, depois de sediar os Jogos Abertos em 2021, São José volta a sediar um grande evento. Não me recordo de São José sediar uma fase regional dos Joguinhos Abertos. Em 1995, São José sediou a etapa estadual dos Joguinhos, mas de lá para cá o número de modalidades cresceu. Estamos nos preparando e tenho certeza que iremos entregar um grande evento. Temos uma equipe muito preparadas, alojamentos aconchegantes, ginásios reservas para alguma eventualidade. Tenho certeza que entregaremos grandes jogos”.
Atletas de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Biguaçu, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Cocal do Sul, Criciúma, Florianópolis, Forquilhinha, Garopaba, Içara, Imbituba, Laguna, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Orleans, Palhoça, Paulo Lopes, Rio Fortuna, Rio Rufino, Santa Rosa de Lima, Santa Rosa do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São Joaquim, São José, São Ludgero, Siderópolis, Sombrio e Tubarão, na busca do sonho de representar o seu município na fase estadual.
Segundo os organizadores, a expectativa é de que o evento atraia uma grande quantidade de torcedores e familiares, que acompanham de perto cada lance e apoiam seus times com entusiasmo.
Locais das Competições:
• Vôlei Feminino – Ginásio Bela Vista;
• Vôlei Masculino – Ginásio Bela Vista;
• Basquetebol Masculino – Ginásio de Esportes Nedir Macedo;
• Bocha Masculino – Pavilhão de Bocha Huberto Hobold (São Ludgero);
• Futebol Masculino – Complexo Esportivo Oriedson de Souza – Bibi;
• Futsal Feminino – Ginásio de Esportes João Martins;
• Futsal Masculino – Ginácio de Esportes João Martins;
• Handebol Feminino – Centro Arena Multiuso de São José;
• Handebol Masculino – Centro Arena Multiuso de São José.
•
A grande novidade desta edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina é a inclusão da modalidade de bocha, que está no rol das modalidades como exibição.
Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são realizados pelo Governo do Estado por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) com parceria com as prefeituras municipais.
A cidade de São José, mais uma vez, demonstra seu compromisso com o esporte e o desenvolvimento dos jovens atletas do estado.
As etapas regionais: sul em São José; e oeste em São Miguel do Oeste, acontecem entre os dias 11 e 15 de junho e as etapas regionais: centro-oeste, em Fraiburgo; e leste-norte, em Canoinhas, acontecem entre os dias 18 e 22 de junho.
A grande etapa estadual reunindo os classificados dos quatro cantos de Santa Catarina acontecerá em Rio do Sul, entre os dias 21 de julho a 1 de agosto.